Em operação em Itália, Polícia Marítima interceta barco com 127 migrantes
A bordo seguiam migrantes "de nacionalidades libanesa, afegã e paquistanesa". Foram ainda identificados "três indivíduos, suspeitos de facilitarem a travessia dos migrantes até Itália".
© Global Imagens
O grupo de ações táticas da Polícia Marítima intercetou, esta terça-feira, uma embarcação com 127 migrantes no sul de Itália. A autoridade portuguesa encontrava-se em território italiano no âmbito da Operação 'THEMIS'.
Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional adiantou que foi durante uma ação de patrulhamento, pelas 14h00, que a Polícia Marítima recebeu um alerta através do Centro de Coordenação Internacional de Roma (ICC Roma), a informar que "uma aeronave da Guardia di Finanza tinha detetado a presença de uma embarcação suspeita de migração irregular a navegar ao largo de Santa Maria di Leuca".
Tendo-se deslocado de imediato para o local, os elementos do grupo de ações táticas intercetaram a embarcação e confirmaram a presença de vários migrantes a bordo.
De seguida a Guardia di Finanza chegou ao local e encaminhou o barco com os migrantes até ao porto de Gallipoli.
"A bordo da embarcação seguiam 127 migrantes, de nacionalidades libanesa, afegã e paquistanesa, tendo sido identificados três indivíduos, suspeitos de facilitarem a travessia dos migrantes até Itália", é ainda detalhado na referida nota.
A Polícia Marítima encontra-se, desde 16 de junho deste ano, integrada na Operação 'THEMIS' da Agência FRONTEX e tem como missão controlar e vigiar as fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço. Desde 2017, ano em que iniciou a participação na operação, a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões.
Leia Também: Polícia Marítima interrompe festa com 30 pessoas na Costa da Caparica
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com