O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Lordelo, resgatou um noitibó, Caprimulgus europaeus, no concelho de Paredes, no último sábado.
Na sequência de um alerta de populares a informar que uma ave de rapina se encontrava numa das artérias da localidade de Rebordosa, Paredes, os militares da deslocaram-se para o local onde constataram que se tratava de um noitibó (a ave da fotografia acima), tendo procedido à sua recolha, relata a GNR em comunicado.
Uma vez que apresentava ferimentos, a ave foi recolhida e entregue no Parque Biológico de Gaia para monitorização e recuperação do seu estado de saúde e posterior libertação ao seu habitat natural.
Já esta segunda-feira, em Mira, o Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Cantanhede, resgatou um falcão peregrino, Falco peregrinus, no concelho de Mira.
O alerta chegou também através de populares que informaram a autoridade de que uma ave de rapina se encontrava a deambular na localidade de Palheirão.
A ave, apesar de não apresentar ferimentos visíveis, encontrava-se bastante debilitada e incapacitada de voar, tendo sido recolhida e entregue na Direção Regional do Centro da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, na Mata do Choupal em Coimbra.
O falcão recolhido em Mira (Coimbra)© GNR