Meteorologia

  • 15 SEPTEMBER 2024
Tempo
25º
MIN 22º MÁX 33º

Posto móvel de vacinação em São Miguel já ultrapassou as 50 inoculações

O posto móvel de vacinação contra a covid-19, que está a percorrer desde terça-feira localidades de São Miguel, "já ultrapassou as 50 pessoas" inoculadas, provando "a importância desta solução" na maior ilha dos Açores.

Posto móvel de vacinação em São Miguel já ultrapassou as 50 inoculações
Notícias ao Minuto

18:14 - 30/09/21 por Lusa

País Covid-19

A informação foi avançada hoje pelo diretor regional da Saúde, Berto Cabral, que falava aos jornalistas junto ao posto móvel de vacinação contra a covid-19, que hoje e sexta-feira vai estar na vila de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel.

"A casa aberta resultou bem. A verdade é que há pessoas que temos de ir ter com elas. E os números revelam que neste processo de vacinação da unidade móvel já se ultrapassou as 50 pessoas e ainda vamos no terceiro dia em que o posto está em funcionamento", afirmou o diretor regional da Saúde do governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

O posto móvel de vacinação contra a covid-19 esteve na terça-feira na Lomba de São Pedro, na quarta nos Fenais da Ajuda e hoje e sexta-feira na vila de Rabo de Peixe, em todos os casos no concelho da Ribeira Grande.

Berto Cabral sublinhou que a adesão das pessoas "vem provar a importância" desta solução "na ilha de São Miguel, onde estavam identificadas algumas localidades com taxas de vacinação mais baixas do que a média de ilha e regional".

"E, portanto, a Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM) entendeu, e bem, arrancar com esta unidade móvel e os números demonstram a importância disto", sublinhou.

O governante salientou que através do "modelo de casa aberta foi possível vacinar muitas pessoas" contra a covid-19, "especialmente nas ilhas Terceira e São Miguel", mas "perante a realidade dos números" que assinalavam "zonas com taxas mais baixas" foi implementada esta solução.

Berto Cabral, questionado pelos jornalistas sobre a meta a atingir de vacinados com este posto móvel, explicou que "interessa é chegar a mais pessoas e com isso fazer aumentar a taxa de cobertura vacinal na ilha de São Miguel e, naturalmente, nos Açores".

"A Unidade de Saúde de ilha de São Miguel (USISM) esteve a fazer esta análise e identificou as localidades onde a taxa de vacinação era mais baixa. Fizeram uma planificação para a unidade móvel percorrer as localidades onde a vacinação era mais baixa", referiu.

Questionado sobre a possibilidade de estender o posto móvel a outras freguesias, Berto Cabral sustentou que para já estão definidas as zonas, mas admitiu que depois de "uma avaliação" à forma como correu o processo, e "caso se justifique e se for este o entendimento da USISM", poderá ser estendido a outras freguesias da ilha de São Miguel.

Alexandre Cabral, de 24 anos, residente em Rabo de Peixe, "estava indeciso", mas quando soube da existência do posto móvel decidiu fazer a vacinação contra a covid-19.

"Estava indeciso. Mas, decidi vir e já tomei a vacina. Este posto foi uma boa solução. E estar vacinado é para o bem de todos. Sinto-me agora mais seguro", disse à agência Lusa.

Ao lado, a irmã Lucélia Cabral, 34 anos, contou que decidiu acompanhar o irmão até ao posto.

"Há muito que já tinha tomado as duas doses da vacina, mas vim acompanhar o meu irmão", observou.

À Lusa, Cláudia Andrade, 25 anos, admitiu que não tinha ainda tomado a vacina por "receio".

"Não tomei mais cedo, porque tinha medo. Vi na internet a anunciar que ia estar este posto aqui em Rabo de Peixe. E depois de falar com a minha mãe vim. E já estou vacinada", disse.

O posto móvel vai ainda percorrer mais freguesias do concelho da Ribeira Grande, nomeadamente Ribeirinha, no dia 04 de outubro, e Pico da Pedra, em 06 de outubro.

Já em 07 de outubro ficará instalado na freguesia da Ribeira Seca, em Vila Franca do Campo, seguindo-se a 08 de outubro Água de Pau, no concelho da Lagoa.

No dia 11 de outubro o posto móvel estará instalado nos Fenais da Luz, concelho de Ponta Delgada, e a 12 de outubro nas Calhetas, concelho da Ribeira Grande.

Funcionará sempre das 10:00 às 14:30.

Segundo o boletim de hoje da Autoridade de Saúde dos Açores, até 20 de setembro foram vacinadas nos Açores 172.284 pessoas com a primeira dose (72,8%) e 186.398 com a vacinação completa (78,8%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

Leia Também: Pilotos da Portos dos Açores com pré-aviso de greve de outubro a novembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório