Doze pintassilgos (carduelis carduelis) foram resgatados pelo Comando Territorial de Aveiro da Guarda Nacional Republicana (GNR), no passado dia 5, por terem sido capturados ilegalmente, na freguesia de Oiã, concelho de Oliveira do Bairro.
Na sequência de uma "denúncia a informar sobre a captura ilegal de pintassilgos", os militares deslocaram-se ao local, "deparando-se com um homem em fuga", conta a GNR num comunicado esta quinta-feira enviado às redações.
Foram apreendidos um veículo ligeiro de passageiros, 12 pintassilgos, três gaiolas em madeira, duas redes de malha fina e diverso material de apoio à atividade ilegal, "tal como uma enxada e diversas estacas de metal".
O suspeito, um homem de 61 anos, foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal de Oliveira do Bairro. Já as aves foram entregues no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Na mesma nota, os militares recordam ainda que quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados "incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegéticas" e é "punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 100 dias".
GNR resgata 12 pintassilgos por captura ilegal em Oliveira do Bairro© Guarda Nacional Republicana
Leia Também: Avião da TAP choca com pássaro em Bissau. Regresso a Lisboa adiado