Conheça 'Puss', o primeiro cão da GNR a protagonizar um filme português
Em 1964, um canídeo da Guarda Nacional Republicana foi uma das estrelas da película '9 rapazes e um cão', de Constantino Esteves.
© Reprodução YouTube
País Cinotecnia
A cinotecnia da Guarda Nacional Republicana (GNR) comemora 65 anos e a data (redonda) não está a ser deixada passar em branco. Nas redes sociais, os militares têm publicado diversas histórias e curiosidades acerca das equipas que unem homens e cães em prol do bem comum e da segurança.
Esta quinta-feira, no Facebook, foi dia de ser partilhado mais um 'capítulo'. O protagonista lembrado foi o cão 'Puss', um canídeo pertencente à GNR que foi o primeiro a participar num filme português.
"A presença dos cães da GNR em diversos programas televisivos, filmes, peças teatrais, óperas, telenovelas, séries, peças teatrais, etc., foi sempre uma constante ao longo do tempo", começam por recordar os militares.
A primeira participação "ocorreu em 29 de maio de 1964", num "filme português, realizado por Constantino Esteves, no qual foi protagonista o nosso o cão 'Puss', que no filme se chamava 'Farrusco'", é ainda lembrado.
O filme intitula-se '9 rapazes e um cão', com a sinopse a revelar que se trata da "comovente história de Pedrito e do seu cão Farrusco".
Veja, abaixo, um excerto do filme:
Leia Também: DocLisboa quer recuperar "experiência absolutamente coletiva" com público
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com