Foi em 1960. Onde ocorreu um dos primeiros empenhamentos dos cães da GNR?
Desde então, a atividade cinotécnica "foi aumentando gradualmente, tanto a nível de demonstrações, como operações policiais em todas as vertentes", frisam os militares.
© Reprodução Facebook / Guarda Nacional Republicana
País Cinotecnia
A Guarda Nacional Republicana (GNR) continua a celebrar os 65 anos da cinotecnia e, nas redes sociais, colocou, esta quinta-feira, mais uma publicação onde revela uma nova história relacionada com este (interessante) binómio cão/humano.
Assim, ficamos hoje a saber que, "um dos primeiros empenhamentos operacionais efetuado pelos cães da GNR, em território nacional, foi em 1960, na Mata do Alfeite". A missão era "patrulhar toda a mata envolvente, devido a diversas invasões e roubos naquele local."
O post dos militares indica ainda que esta não foi a única missão que ocorreu neste ano. "Ainda em 1960, foram efetuadas duas operações policiais, relacionadas com a fuga de presos da Fortaleza de Peniche e uma busca de uma pessoa desaparecida na região da Vila da Feira", é sublinhado no Facebook.
Desde então, a atividade "foi aumentando gradualmente, tanto a nível de demonstrações, como operações policiais em todas as vertentes". Destas, a GNR destaca "inúmeras atuações com binómios pisteiros nas situações de busca a pessoas desaparecidas, de fugitivos e evadidos das cadeias".
Leia Também: Cinotecnia na GNR assinala 65 anos em 2021. Eis as missões que executa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com