Rendeiro. Três obras arrestadas foram vendidas através da Christie's
Uma das obras foi vendida quando o ex-banqueiro já se encontrava em fuga.
© Global Imagens
País João Rendeiro
João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), vendeu três obras arrestadas pela Justiça através da leiloeira Christie's, revela o Expresso. Estas foram executadas em março, maio e outubro deste ano.
As obras, do artista plástico norte-americano Frank Stella, estavam na casa do antigo banqueiro, na Quinta Patiño, em Cascais. Mantinham-se à guarda de Maria de Jesus Rendeiro, mulher de João Rendeiro, que, agora, incorre no crime de descaminho.
Uma das obras, acrescenta a publicação, foi vendida quando o ex-banqueiro já se encontrava em fuga.
Recorde-se que o ex-presidente do Banco Privado Português, condenado pela justiça a cumprir pena de prisão, terá abandonado território britânico num jato privado e encontra-se em fuga, dizendo que não pretende regressar a Portugal por se sentir injustiçado.
As autoridades Portuguesas não têm ninguém a monitorizar os catálogos das grandes leiloeiras internacionais? Absolutamente inacreditável. https://t.co/s3ivuZvUro pic.twitter.com/ApyH0FsEXs
— Rui Pinto (@RuiPinto_FL) October 28, 2021
O colapso do BPP, banco vocacionado para a gestão de fortunas, verificou-se em 2010, já depois do caso BPN e antecedendo outros escândalos na banca portuguesa. Apesar da pequena dimensão do BPP, o caso teve importantes repercussões devido a potenciais efeitos de contágio ao restante sistema quando se vivia uma crise financeira.
Leia Também: PJ não tem espaço para armazenar coleção de arte de João Rendeiro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com