Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Parlamento da Madeira manifesta pesar pela morte de Frederik W. de Klerk

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, manifestou hoje, no plenário do parlamento regional, pesar pela morte do antigo presidente da África do Sul Frederik W. de Klerk.

Parlamento da Madeira manifesta pesar pela morte de Frederik W. de Klerk
Notícias ao Minuto

12:08 - 11/11/21 por Lusa

País Óbito/De Klerk

No decorrer dos trabalhos da sessão plenária, o responsável do principal órgão de governo da Madeira, informou os deputados no hemiciclo da morte do governante de um "país de acolhimento" de uma grande comunidade emigrante madeirense.

José Manuel Rodrigues mencionou alguns aspetos que marcaram o percurso político do antigo presidente sul-africano, como a conquista do Prémio Nobel da Paz, que dividiu com Nelson Mandela.

"A Assembleia da Legislativa da Madeira expressa o seu pesar pela morte do antigo presidente da África do Sul", disse.

O antigo presidente sul-africano Frederik W. de Klerk, o último chefe de Estado da era do regime de segregação racial do 'apartheid' na África do Sul, morreu hoje na Cidade do Cabo, aos 85 anos, vítima de cancro, anunciou a sua fundação.

De Klerk morreu após uma batalha contra o cancro na sua casa, na zona de Fresnaye, na Cidade do Cabo, confirmou um porta-voz da Fundação F.W. de Klerk.

Foi de Klerk, que partilhou o Prémio Nobel da Paz com Nelson Mandela, que, num discurso proferido no parlamento da África do Sul em 02 de fevereiro de 1990, anunciou que aquele que viria a ser o primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, seria libertado da prisão após 27 anos de cativeiro.

Leia Também: Morreu Frederik de Klerk, último presidente sul-africano do Apartheid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório