Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Duarte Lima "induzido" a prestar declarações falsas

Duarte Lima, arguido no caso Homeland, afirmou ontem em tribunal, segundo o jornal I, que foi induzido, na fase de inquérito, a prestar declarações que não correspondem à verdade.

Duarte Lima "induzido" a prestar declarações falsas
Notícias ao Minuto

08:26 - 12/03/14 por Notícias Ao Minuto

País Homeland

A juíza da 7.ª Vara Criminal de Lisboa, Filipa Valentim, afirmou, esta terça-feira, que existiam contradições entre o que o arguido Duarte Lima disse em fase de inquérito e ao juiz de instrução criminal, no julgamento sobre o caso Homeland. O ex-deputado do PSD diz que isso aconteceu porque “houve alguma influência das perguntas feitas pelo senhor procurador”.

Em causa estão declarações feitas a 3 de Abril de 2013, em que Duarte Lima inicialmente dizia ter conhecimento de supostas compensações pagas a vários intervenientes no negócios Homeland, tendo ontem defendido outra versão.

“Eu tinha estado seis meses detido, estava debilitado, e foi-me dado certo como tinha havido pagamentos”, disse, em sua defesa, segundo o I.

O processo em que está envolvido Duarte Lima diz respeito à criação do fundo Homeland, para a aquisição de terrenos em Oeiras, com recurso a contas a descoberto do BPN que viriam mais tarde a revelar que os pagamentos eram feitos não com dinheiro dos próprios mas com o do banco.

Ontem, Duarte Lima foi interrogado sobre a influência do seu filho no negócio; a escritura de terrenos de Oeiras, e a sua ligação à loja de medalhas Montenegro, que fazia chegar milhões de euros a várias contas do banco suíço UBS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório