Covid-19. Portugal já administrou um milhão de terceiras doses

Informação foi avançada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales.

Notícia

© Getty Images

Tomásia Sousa
26/11/2021 19:15 ‧ 26/11/2021 por Tomásia Sousa

País

Covid-19

Um milhão de pessoas já foram vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e cerca de 1,7 milhões já receberam a vacina contra a gripe, anunciou esta sexta-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales.

"Acho que são dois bons números", afirmou, em declarações à SIC Notícias. "Ontem foi o dia em que mais vacinámos, vacinámos com cerca de 60 mil doses, estávamos a vacinar em média, por dia, à volta de 40 mil doses, mas queremos o mais rapidamente possível evoluir para as 70 a 80 mil doses por dia."

Lacerda Sales reconhece que esse objetivo vai exigir "como é óbvio, um reforço ao nível das estruturas, dos pontos de vacinação" e "dos recursos humanos".

Em comunicado, a Direção-geral da Saúde confirma que, na quinta-feira, foram administradas mais de 110.000 vacinas no país, "das quais cerca de 60.000 doses de reforço da vacina contra a Covid-19 e mais de 50.800 vacinas contra a contra a gripe (4.177 em farmácias)".

Para assegurar que o processo mantém este ritmo, a maior parte dos centros de vacinação vão estar a funcionar também durante os fins de semana.

"Vamos querer estar a vacinar perto, ou se possível, na nossa capacidade vacinal máxima", afirmou Lacerda Sales.

O governante defende um "processo ordenado, sereno, tranquilo" e adianta que, para o próximo fim se semana, está agendada a administração de cerca de 80 mil doses, mas que o desejo é superar esse número.

Sobre a nova variante do vírus, o secretário de Estado diz "é uma variante que nos exige preocupação", mas que "é preciso tempo". 

"Sabe-se muito pouco ainda sobre a sua transmissibilidade e sobre a sua resposta à efetividade vacinal. O que temos de fazer é aguardar serenamente por estudos mais consistentes, mais consolidados, mais efetivos da comunidade científica", considerou.

Lacerda Sales recorda que há outras variantes que tinham alguma expressão nas regiões onde surgiram, mas que acabaram por ficar circunscritas a esses locais e dá o exemplo da Lambda e da Mu.

"Teremos de estar vigilantes e atentos", concluiu.

[Notícia atualizada às 20h02]

Leia Também: AO MINUTO: Nova variante tem nome; Suspensos voos de 7 países de África

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas