A Guarda Nacional Republicana apreendeu, esta segunda-feira, dia 27, mais de 1.800 artigos pirotécnicos em Estarreja, em Aveiro.
A autoridade conta que recebeu uma denúncia a dar conta que diversos jovens se encontravam a rebentar pequenos artigos pirotécnicos na via pública. Na sequência disso, os militares deslocaram-se para o local, onde constataram que vários artigos pirotécnicos tinham sido deflagrados.
No seguimento da ação, foram fiscalizados estabelecimentos comerciais da zona, tendo detetado, num deles, diversos artigos pirotécnicos expostos para venda ao público, de forma ilícita, refere. A ação culminou então na apreensão de 1.800 petardos e de seis baterias de foguetes.
Foi elaborado um auto de contraordenação por falta de autorização para venda de artigos pirotécnicos e identificada uma mulher.
A este propósito, a GNR lembra que este tipo de artigos "não são meros brinquedos". São "explosivos com a capacidade de provocar acidentes muito graves, sobretudo em crianças e jovens". O uso e/ou venda indevida de produtos pirotécnicos são sancionados através de coima, recorda ainda a autoridade.
Leia Também: Homem detido em Estarreja por posse de armas proibidas