GNR apreende mais de uma tonelada de bivalves no Porto
No decorrer das diligências foi ainda identificado um homem de 52 anos, a quem foi aplicado um auto de contraordenação.
© Guarda Nacional Republicana
País bivalves
A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR confiscou, esta quarta-feira, 1.140 quilos de amêijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum) subdimensionada. De acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a apreensão decorreu na zona do Grande Porto.
Durante uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e de moluscos bivalves, a GNR acabaria por fiscalizar um veículo de mercadorias que transportava bivalves. Nesse momento, foi identificada a referida amêijoa-japonesa, que não tinha a medida legal para ser capturada e, consequentemente, comercializada.
No decorrer das diligências foi ainda identificado um homem de 52 anos, ao qual foi aplicado um auto de contraordenação, "cuja infração é punível com uma coima máxima de 37.500 euros", pode ler-se na mesma nota.
A GNR deixa ainda, na mesma nota, um apelo: "a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes e, ao mesmo tempo, para a criação de condições de prosperidade e emprego no setor das pescas".
Leia Também: Dez quilos de bivalves e uma arte de pesca apreendidos em Olhão
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com