Cruz Vermelha envia material para alojar mais de 500 pessoas nos Açores
Em articulação com o Governo Regional e as Forças Armadas, a Cruz Vermelha Portuguesa fez chegar diverso material, incluindo mais de 600 cobertores.
© iStock
País São Jorge
A Cruz Vermelha Portuguesa enviou, esta sexta-feira, equipamento logístico para alojar mais de 500 pessoas nos Açores, na sequência da crise sismovulcânica que está a acontecer na ilha de São Jorge desde sábado.
Em articulação com o Governo Regional e as Forças Armadas, a Cruz Vermelha fez chegar diverso material, incluindo mais de 600 cobertores.
Segundo Gonçalo Órfão, coordenador nacional de emergência, "este é um momento importante de planeamento e organização de recursos para uma eventual necessidade de reforço às respostas existentes nas zonas de maior risco".
"Estamos em permanente articulação com os colegas da Cruz Vermelha nos Açores que nos vão fazendo ponto de situação sobre as necessidades sentidas que se revela crucial à nossa preparação para intervir em caso de necessidade", acrescentou o responsável.
Na quarta-feira, o CIVISA elevou o nível de alerta vulcânico na ilha de São Jorge para V4 (de um total de cinco), o que significa "possibilidade real de erupção".
Segundo disse aos jornalistas, na quinta-feira, o presidente do CIVISA, Rui Marques, o nível de alerta vulcânico de V4 é o mais alto possível para a atual situação, porque o nível V5 só pode ser acionado em caso de erupção.
Já hoje, o CIVISA revelou que, nas últimas horas, foram sentidos cinco sismos pela população da ilha de São Jorge, acrescentando que a atividade sísmica continua "acima do normal".
Leia Também: Líder do Governo Regional diz que PR "não exclui" visita a São Jorge
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com