Ministra da Defesa lamenta morte do general Brochado de Miranda
A ministra da Defesa, Helena Carreiras, lamentou hoje a morte do antigo chefe do Estado-Maior da Força Aérea general Brochado de Miranda, destacando que durante a sua carreira foi várias vezes distinguido com louvores e condecorações.
© Global Imagens
País Óbito
Numa nota divulgada na página do Ministério da Defesa Nacional lê-se que "o general Jorge Manuel Brochado de Miranda exerceu diversas funções de comando e chefia ao longo da sua carreira de 48 anos, no continente, nos Açores, em Moçambique e em Angola" e desempenhou o cargo de Chefe do Estado Maior da Força Aérea entre março de 1984 e agosto de 1988.
"Durante a sua vida militar foi por diversas vezes distinguido com louvores e condecorações, de que se destacam a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant`lago da Espada e a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis. Também recebeu distinções da Alemanha, do Brasil e de França", lê-se na nota.
Lamentando a morte do general, a ministra Helena Carreiras envia "sentidas condolências à família" de Brochado de Miranda.
Numa nota publicada em 02 de abril (sábado) na sua página oficial, a Força Aérea comunicou "com profundo sentimento de pesar" o falecimento do ex-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Jorge Manuel Brochado de Miranda.
De acordo com a Força Aérea, "o féretro estará em câmara-ardente na Igreja do Convento de São Domingos de Benfica (Igreja da Força Aérea), em Lisboa, a partir das 17:30 de segunda-feira, dia 04 de abril" e irá ser realizada uma missa pelas 15:30 do dia 05, na mesma igreja.
"A saída do cortejo fúnebre em direção ao crematório de Alcabideche, Cascais, encontra-se com chegada prevista para as 17:15, de dia 05 de abril", acrescentam.
Este domingo, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também lamentou a morte do general referindo que este "foi uma distinta personalidade da vida militar portuguesa", numa nota publicada na página oficial da Presidência da República.
De acordo com a página oficial da Força Aérea, o general Brochado de Miranda nasceu no dia 29 de agosto de 1926 na freguesia de Padronelo, concelho de Amarante. Foi incorporado no dia 03 de agosto de 1945 no Curso de Aeronáutica da Escola do Exército.
Morreu no dia 02 de abril e tinha 95 anos.
[Notícia atualizada às 19h26]
Leia Também: Presidente da República lamenta morte do general Brochado de Miranda
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com