CENJOR e NAU juntam-se para curso gratuito sobre 'fake news'
O objetivo deste curso, inteiramente online, é ajudar os cidadãos a protegerem-se das notícias falsas e a conhecerem as ferramentas ao seu dispor para evitar a desinformação.
© Cenjor
País Formação
O Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR) e a plataforma NAU, uma plataforma dedicada ao ensino e formação online à distância, juntam-se para um curso gratuito que ajuda cidadãos a detetar 'fake news' (notícias falsas).
O objetivo deste curso, inteiramente online, é ajudar os cidadãos a protegerem-se das notícias falsas e a conhecerem as ferramentas ao seu dispor para evitar a desinformação. A inscrição pode ser feita online até ao dia 9 de junho de 2022, de forma totalmente gratuita através deste link.
Este curso é particularmente relevante para todos os profissionais que trabalham na área de comunicação e dos média, mas é também útil para todos os cidadãos comuns preocupados com a credibilidade da informação em ambiente digital. A avaliação é feita através de “quizzes” feitos ao longo do curso que resultam na obtenção de um Certificado de Conclusão para quem tiver 75% das respostas corretas.
O curso tem uma duração total de 25 horas, lecionadas ao ritmo do estudante, e é composto por três módulos dedicados a explicar “o que são as 'fake news' e qual o objetivo da desinformação”, “como funciona a desinformação” e “ferramentas digitais para identificação e desconstrução de desinformação”.
No que diz respeito aos promotores do curso, o CENJOR é talvez o mais conhecido centro de formação de jornalistas que resulta de um protocolo entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Direção-Geral da Comunicação Social, o Sindicato dos Jornalistas, a Associação de Imprensa Diária e a Associação da Imprensa Não Diária. Já a plataforma NAU é um projeto pioneiro em Portugal dedicado ao ensino e formação online à distância para grandes audiências, dinamizado pela Unidade da Computação Científica (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), foi lançada em 2019 com conteúdos gratuitos e lecionados exclusivamente em português disponíveis aqui.
Leia Também: Ministro da Cultura recorda António Reis como "figura maior dos palcos"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com