RTP apresenta 'Português para Ucranianos' para ajudar na comunicação

Projeto pretende ajudar na integração, não só dos alunos, mas também dos adultos que não sabem expressar-se em português.

Notícia

© RTP

Marta Amorim
07/04/2022 19:06 ‧ 07/04/2022 por Marta Amorim

Cultura

Ucrânia/Rússia

Португальська для українців,  ou 'Português para Ucranianos' é a nova área dedicada ao idioma ucraniano disponível no RTP Ensina.

Maçã, escola, azul, jardim ou gato. São algumas das palavras de uso comum que o RTP Ensina apresenta aos ucranianos que agora chegam a Portugal. Cada palavra faz parte de um conjunto de temas como os transportes, cores, serviços ou alimentos, nas formas escrita e falada. "Pretende-se ajudar na integração, não só dos alunos, mas também dos adultos que não sabem expressar-se em português e que, desta forma, podem aprender um conjunto de quase duas centenas de palavras", pode ler-se no comunicado da RTP. 

O projeto 'Português para Ucranianos' pode ainda ser utilizado em trabalhos de Cidadania, "mostrando aos alunos portugueses como podem dizer, em ucraniano, o mesmo conjunto de palavras simples".

Esta nova área pode ser facilmente acedida através do RTP Ensina aqui numa versão disponível para desktop, smartphones ou tablets. O RTP Ensina é um projeto que tem como missão divulgar conteúdos dos canais de televisão e rádio do grupo RTP junto de professores e alunos dos ensinos básico e secundário, revela a mesma nota.

Começou em 2014 e integra mais de cinco mil artigos de temas tão variados como a História, o Português, a Geografia e a Cidadania.

Leia Também: Ucrânia. Kyiv diz que russos estão a recrutar à força civis em Mariupol

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas