Autarquia de Ílhavo suspende corte de relva. Eis o motivo
Campanha pretende promover a polinização.
© Cânara de Ílhavo
País Ílhavo
A Câmara de Ílhavo anunciou que suspendeu o corte de relva em parques e jardins públicos e que está a deixar crescer a vegetação, para que sirva de alimento aos insetos polinizadores como abelhas e borboletas, “permitindo a sua sobrevivência e o cumprimento da sua função”.
Em comunicado, a autarquia explica que a campanha pretende “promover a polinização, que se constitui essencial ao equilíbrio ambiental”.
“O crescimento de flores, como os dentes-de-leão e as margaridas, está assim a acontecer em canteiros, espaços de lazer, parques e jardins. Desta forma, a Câmara Municipal de Ílhavo dá o seu contributo para travar o declínio dos insetos polinizadores, tão importantes para a segurança alimentar, a agricultura sustentável, a saúde ambiental e dos ecossistemas e o enriquecimento da biodiversidade”, lê-se.
Mariana Ramos, vereadora responsável pela área do Ambiente, destacou que se estima que “35% da produção agrícola mundial dependa da ação dos polinizadores”, uma vez que “os polinizadores garantem a reprodução de muitas plantas, através da formação de fruto ou semente”.
“Importa, portanto, sensibilizar e educar a comunidade para a importância de manutenção e criação de habitats para que os polinizadores coabitem no nosso espaço, representando uma contribuição significativa no aumento da biodiversidade nos espaços públicos que se reflete, também, nos espaços privados”, notou.
“Entendemos que a presença da biodiversidade no espaço público é uma mais valia para o nosso território, por isso iremos criar condições para que a qualidade ambiental dos nossos espaços seja uma referência”, concluiu.
Leia Também: Criado Laboratório do Envelhecimento em Ílhavo para repensar respostas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com