Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 22º

Paulo Cafôfo espera que resultado "não prejudique" portugueses em França

O secretário de Estado da Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, disse hoje que deseja que o resultado das eleições presidenciais em França não prejudique os portugueses que vivem em terras gaulesas, mostrando vontade de mostrar os "bons exemplos" da comunidade.

Paulo Cafôfo espera que resultado "não prejudique" portugueses em França
Notícias ao Minuto

13:56 - 22/04/22 por Lusa

País Eleições

"Aquilo que desejamos é que o resultado das eleições não prejudique os portugueses residentes em França", afirmou Paulo Cafôfo, que visita hoje a capital francesa, em declarações aos jornalistas.

Sem se alongar sobre a segunda volta das eleições francesas que decorre já no domingo, o governante considerou que é preciso "aguardar os resultados" quando questionado se a comunidade portuguesa tem medo de uma eventual vitória de Marine Le Pen face ao atual Presidente, Emmanuel Macron.

Paulo Cafôfo está em França até para a semana, tendo escolhido este país como primeira deslocação ao estrangeiro por acolher a maior comunidade portuguesa no Mundo, e quer dar a conhecer os bons exemplos da diáspora portuguesa em terras gaulesas.

"Esta nova visão que temos de ter dos portugueses no Mundo assenta muito em dar visibilidade a bons exemplos que temos na nossa diáspora. Estes portugueses que tiveram a coragem de criar uma nova vida noutro país são para nós uma inspiração", indicou.

O secretário de Estado referiu ainda que os mais de 7.000 autarcas de origem portuguesa em França e os quatro deputados de origem portuguesa na Assembleia Nacional são exemplos desta dinâmica, beneficiando não só a França, mas também Portugal.

Nesta primeira visita a França, Paulo Cafôfo esteve esta manhã no Consulado-geral de Paris, tendo amanhã encontros com diferentes associações na região parisiense. 

Na segunda-feira, o secretário de Estado segue para Bordéus, onde vai inaugurar o Festival "Hors Saison", organizado pelo Consulado-geral de Portugal em Bordéus, para celebrar o 25 de abril. 

O responsável governamental das comunidades portuguesas segue depois para Lyon, onde ficará dois dias, não sendo ainda conhecida a sua agenda nessa cidade.

Leia Também: Ucrânia. Macron quer que seja Europa a negociar com Putin um cessar-fogo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório