Juniores do Benfica são "símbolo de que é preciso sacrifício", diz Moedas
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa não conteve elogios ao receber a equipa de juniores do Benfica, que conquistou recentemente a UEFA Youth League.
© Getty Images
País Carlos Moedas
Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), recebeu na tarde desta quinta-feira a equipa de juniores do Benfica, que conquistou recentemente a UEFA Youth League. Num elogio comum a jogadores e treinador, o autarca acolheu os ‘campeões’ com “emoção”, ressalvando serem o “símbolo de que para chegar ao sucesso é preciso sacrifício”.
“Quando dizia que queria uma fábrica de unicórnios, as pessoas diziam, ‘ah, mas Portugal, nós somos pequenos’. Não, nós somos campeões e vocês são campeões”, começou por dizer o responsável, reforçando que a vitória do Benfica na UEFA Youth League “é um orgulho enorme para todos nós, é um orgulho enorme para a cidade, e é um orgulho para as vossas famílias”.
Moedas endereçou também o seu discurso ao dirigente dos encarnados, Rui Costa, a quem elogiou a capacidade “única” de “ligar o sucesso desportivo ao sucesso social, ao sucesso da educação e da formação, que foi exatamente onde começou”.
“A visão que ele tem é exatamente isso, que o Benfica é muito mais do que o desporto, é uma casa de vitórias, é uma casa que muda vidas, que muda as vossas vidas, e que vai mudar as nossas vidas, porque vocês são os nossos campeões”, complementou.
Aos mais novos da equipa, o presidente da CML reforçou que “são o símbolo de que para chegar ao sucesso é preciso sacrifício”.
“Aqueles que estão aqui muitas vezes olham para vocês e pensam, ‘olha, são campeões’. Mas como é que vocês chegaram a campeões? Foram muitas noites a sonhar, muitas noites a trabalhar, foi o sacrifício do dia a dia, e esse sacrifício é único e é um exemplo para os outros. É o exemplo de que a vida não é sorte, a vida é trabalho e é muito sacrifício todos os dias. É a disciplina de se levantar de manhã, muitas vezes à chuva e ao sol, e ir treinar mesmo quando não apetece. Isso é o maior exemplo que temos para as próximas gerações, e é por isso que o futebol é tão importante, que o desporto é tão importante”, justificou.
Citando Alexandre Herculano, escritor e antigo presidente da Câmara Municipal de Belém, Moedas realçou que “‘Querer é quase sempre poder: o que é excessivamente raro é o querer’, e vocês quiseram muito”.
“Viva o Benfica, viva aquilo que vocês fizeram por nós, viva a imagem que dão da nossa cidade e do nosso país, e merecem estar aqui tanto, tanto, tanto, que é com emoção que vos recebo”, rematou.
Recorde-se que o Benfica conquistou, na segunda-feira, a edição 2021/22 da UEFA Youth League, a Liga dos Campeões de juniores, goleando o Salzburgo 6-0 e vingando a derrota sofrida na final da mesma competição contra os austríacos, na final de 2016/17.
Leia Também: UEFA quer que Champions 'à Lisboa' se torne regra a partir de 2024/25
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com