"O governo não é o meu 'paizinho', vou continuar a usar máscara"
Um artigo de opinião assinado por Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores.
© Reprodução
País Joaquim Jorge
"O Governo decretou o fim do uso das máscaras com algumas excepções. Como eu me rejo pela minha cabeça e o governo não é o meu 'paizinho', vou continuar a usar máscara sempre que ache conveniente.
Um dos maiores males dos portugueses é aceitaram tudo que lhes dizem, sem pensarem e terem uma posição crítica. O Governo diz, faz-se, o médico diz, faz-se, o juiz decidiu, é o correcto, etc. Para mim não é bem assim.
Vou continuar a usar máscara sempre que ache adequado.
Ao ar livre ou na rua, tendencialmente, não o farei e sempre fui contra essa medida. Só se houver um grande aglomerado de pessoas, mas procurarei evitar multidões.
Porém, quando entrar num recinto fechado - café, restaurante, sala de eventos, etc. -, vou continuar a usar máscara, mesmo não sendo obrigatório.
O vírus não está somente nos hospitais, lares e transportes públicos. Sempre que haja um aglomerado de pessoas e a ventilação não seja suficiente, usarei máscara.
'Prudência e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém'. Eu peço desculpa, não confio nos outros e muito menos no vírus.
Vou tentar manter a linha que sempre segui, felizmente não me dei mal.
Nunca entrei em stress e ansiedade, mantive a calma e fui muito critico com algumas medidas que achei exageradas. Uma delas foi não se poder comprar café e poder comprar pão, no pico da pandemia. A paranoia viral apoderou-se dos portugueses.
A ideia que sempre tive é que continuamos a viver às apalpadelas e por muitos conhecimentos que tenhamos o vírus é imprevisível.
Há uma premissa que é factual, o vírus ataca com mais impetuosidade pessoas idosas e pessoas vulneráveis com um quadro clínico de doença.
Não estou com alarmismos, mas sou um optimista informado, convém não passar de 8 para 80.
Vamos com calma e dando passos certos, em terreno firme para não termos que voltar para trás.
Em Portugal, temos tendência a falar muitas vezes e repetidamente num assunto, de repente, deixamos de falar, todavia, esse assunto não desapareceu miraculosamente.
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 subiu ligeiramente em Portugal para os 1,02 e a média de casos diários aumentou para os 9.474, indicou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
Convém estar atento ao que se está a passar em Xangai, recentemente, impôs lockdown em duas fases por aumento em exponencial do número de contágios."
Leia Também: DGS atualiza regras sobre uso de máscara. Ainda é uma "importante medida"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com