Amadora-Sintra 'na mira' de fraude informática em nome da Microsoft

O alerta foi dado pelo departamento informático da unidade.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
06/05/2022 10:16 ‧ 06/05/2022 por Notícias ao Minuto

País

Ciberataque

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, antigo Hospital Amadora-Sintra, juntou-se à lista de unidades hospitalares alvo de ataques e de fraudes informáticas. Desta vez, o caso envolve chamadas falsas a partir do Reino Unido, em nome da Microsoft, denuncia a CNN Portugal.

O departamento informático da unidade alertou, num e-mail enviado aos funcionários, que as chamadas fraudulentas com o indicativo +44 seriam realizadas por alguém em nome da Microsoft, pedindo, por isso, informações para entrar remotamente nos computadores, com o objetivo final de aceder às contas do Office, adianta a CNN Portugal.

Em nota enviada ao canal televisivo, a Microsoft esclareceu que não fornece “qualquer suporte técnico telefónico para reparação de dispositivos”, sendo que “qualquer comunicação com a Microsoft tem de ser iniciada pelos utilizadores”.

A Procuradoria-Geral da República (PGR), por sua vez, revelou que as chamadas fraudulentas em nome da Microsoft tornaram-se uma prática recorrente em 2021, procurando convencer as vítimas "de que os respetivos equipamentos informáticos estão infetados com vírus", exortando-as, assim, a conceder “acesso remoto aos mesmos, ou a instalar neles malware, ou ainda a fazer-lhes pagamentos".

O mesmo meio de comunicação indica que o Ministério Público recebeu 28 denúncias desta natureza em 2021, principalmente entre outubro e dezembro, mas que não foi reportada "qualquer ligação a instituições ou setores de atividade".

Recorde-se que também o Hospital Garcia de Orta (HGO) foi alvo de um ciberataque, em abril, continuando a funcionar em situação de contingência. Além disso, a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) revelou ter ativado planos de contingência, também em abril, depois de uma tentativa de ataque informático que foi detetada.

Leia Também: Ordem dos Engenheiros sofreu ataque informático em abril

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas