Sindicalistas ficam no Ministério da Educação até serem recebidos
Os funcionários não docentes das escolas hoje concentrados no Ministério da Educação e Ciência (MEC), em Lisboa, dizem que apenas abandonam o local após uma reunião com o Governo ou então depois de marcada uma data para esse encontro.
© Global Imagens
País Funcionários
Cerca de 150 dirigentes sindicais estão desde as 14:30 na receção e na porta das instalações do MEC, na avenida 05 de Outubro, em Lisboa, exigindo ser recebidos pela tutela, com quem querem debater carreiras e condições laborais dos funcionários não docentes das escolas.
Dirigentes da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais já foram recebidos pelo secretário-geral do MEC, que lhes terá dito - contaram depois à Lusa -, que o secretário de Estado os poderia receber na próxima semana.
No entanto, o coordenador para a área da Educação da Federação, Artur Sequeira, disse aos jornalistas que os manifestantes não ficaram satisfeitos com a proposta do secretário-geral e que, por isso, ficam no Ministério até serem recebidos ou então até que seja marcada uma data concreta.
O sindicalista explicou aos jornalistas que a iniciativa de hoje não é uma manifestação nem uma ocupação do MEC, mas sim a entrega de uma resolução aprovada em plenário de trabalhadores.
Os funcionários exigem nomeadamente a abertura de concursos para contratação de mais pessoal não docente e o fim da precariedade.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com