A caminho de Fátima? Recorde conselhos (fundamentais) para os peregrinos
A pé ou de carro, fique a par dos cuidados que deve ter no caminho até ao Santuário.
© Global Imagens
País Fátima
A 13 de maio marca-se o Dia de Nossa Senhora de Fátima, razão pela qual milhares de pessoas mostram a sua devoção no Santuário. Destas, muitas são as que - por gosto ou promessa - se dirigem a pé ou de carro até ao recinto. Para estas, a Polícia de Segurança Pública (PSP) deixou conselhos através das redes sociais.
Assim, se se vai deslocar a pé, a força de segurança recomenda que "caminhe de frente para o trânsito" e use colete refletor (mesmo de dia). E mais: "Aumente a sua visibilidade para os condutores, use roupas claras e coloridas".
"Em grupo, caminhem em fila e na berma da via" e, durante a noite, "a pessoa que encabeça a fila deve ser portadora de uma luz de presença, apontada para o solo, contudo, evite caminhar à noite ou de madrugada".
O descanso deve ser feito "fora da faixa de rodagem" e, se chover, deve "interromper a sua caminhada". "Os riscos são maiores com condições adversas e estradas molhadas", é apontado pela PSP.
Por fim, se estiver a pé, "utilize preferencialmente as vias oficiais dos Caminhos de Fátima".
Mas se, por outro lado, se se vai deslocar ao Santuário de Fátima usando o carro, há também recomendações para si:
- "Se houver veículo de apoio, deve parar fora da via e em locais com boa visibilidade (visível por todos os utilizadores da via a mais de 50 metros);
- Os veículos de apoio aos peregrinos não deverão circular com excesso de carga e ou passageiros;
- Reduza a velocidade na presença de peregrinos na via e não faça sinais de luz nem use os máximos ao cruzar-se com peregrinos;
- Os limites de velocidade serão especialmente controlados pela PSP nas vias habitualmente utilizadas pelos peregrinos."
Leia Também: Guiados pela fé, peregrinos seguem de Vila Real para Fátima
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com