Portugal repudia "firmemente" ataque "terrorista" a leste do Suez
"Às famílias das vítimas", o Governo endereçou "as mais sentidas condolências, reiterando toda a solidariedade para com as autoridades egípcias".
© Global imagens
País Canal do Suez
Portugal, através de uma mensagem publicada, esta segunda-feira, no Twitter oficial do ministério dos Negócios Estrangeiros, repudiou "firmemente" o ataque ocorrido a leste do Canal do Suez e que tirou a vida, no passado sábado, pelo menos 11 soldados egípcios.
"Portugal repudia firmemente o recente ataque terrorista que ocorreu a leste do Canal do Suez", pode ler-se. E acrescenta: "Às famílias das vítimas, o Governo português endereça as mais sentidas condolências, reiterando toda a solidariedade para com as autoridades egípcias."
De recordar que o ataque foi levado a cabo por radicais a leste do canal de Suez, anunciou fonte militar, no que é considerado um dos piores ataques contra as forças de segurança nos últimos anos.
Portugal firmly condemns the recent terrorist attack east of the Suez Canal. The portuguese Government addresses its deepest condolences to the families of the victims and expresses its solidarity with the Egyptian authorities. https://t.co/xDazVPvOko
— Negócios Estrangeiros PT (@nestrangeiro_pt) May 9, 2022
"Um grupo de Takfiris (radicais) atacou uma estação de bombeamento de água a leste do canal de Suez, e o ataque foi repelido pelos encarregados de trabalhar nesta estação, o que causou a morte de um oficial e dez soldados, além de cinco pessoas feridas", de acordo com um comunicado do porta-voz das Forças Armadas egípcias, Gharib Abdelhafez, publicado na rede social Facebook, no sábado.
O porta-voz assegurou que "os terroristas estão a ser perseguidos" e se esconderam "em zonas isoladas" da península do Sinai, onde as forças de segurança realizam uma campanha contra o terrorismo desde fevereiro de 2018 contra movimentos como o Wilayat Sina, ramo egípcio do grupo extremista Estado Islâmico (EI).
Leia Também: Mais de 11 militares egípcios mortos em ataque a leste do canal do Suez
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com