Função Pública. Aviso de greve para 6.ª abrange trabalhadores da saúde
Em causa está "a luta contra o empobrecimento e o aumento dos salários em 90 euros".
© iStock
País Saúde
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais informou, esta quinta-feira, que todos os serviços públicos da Saúde estão abrangidos pelo pré-aviso de greve marcado para sexta-feira, dia 20 de maio, quando acontece a manifestação nacional da Função Pública, promovida pela Frente Comum.
Tendo em vista “a luta contra o empobrecimento e o aumento dos salários em 90 euros”, a entidade vem esclarecer que o pré-aviso de greve de 24h “abrange os trabalhadores de todos os Serviços Públicos de Saúde, incluindo os que laboram em estabelecimentos que estejam concessionados a IPSS e Misericórdias”, pode ler-se em comunicado enviado às redações.
Em causa estarão “notícias desatualizadas que se encontram em divulgação em vários meios de comunicação social eletrónica”, adianta o organismo sindical.
A Federação recorda ainda que a manifestação nacional da Frente Comum decorre a partir das 14h30, seguindo desde o Marquês do Pombal até à Assembleia da República, em Lisboa.
As reivindicações da Frente Comum já foram apresentadas várias vezes, incluindo nas negociações anteriores à apresentação da primeira proposta do Orçamento do Estado para 2022, ainda no ano passado.
Desde então, o Partido Socialista alcançou a maioria absoluta nas eleições de legislativas de janeiro, sendo que, para Sebastião Santana, coordenador da Frente Comum, o executivo "só não resolve os problemas se não quiser".
O responsável acredita, assim, que as reivindicações pedidas podem ser cumpridas ainda este ano, mesmo com o Orçamento do Estado aprovado, tendo dado o exemplo dos apoios aos privados com o aumento do salário mínimo.
Leia Também: Função Pública. Frente Comum marca manifestação nacional para 20 de maio
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com