Portugal enviou, este sábado, uma carga de medicamentos de valor superior a um milhão de euros para a Ucrânia, informa um comunicado do Infarmed a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A carga saiu esta manhã de Lisboa, contendo "medicamentos oncológicos, antibióticos e preparações para injetáveis, entre outros produtos", pode ler-se na mesma nota.
Em causa estão produtos que terão sido oferecidos tanto por empresas do setor farmacêutico, como pelo Ministério da Saúde.
O transporte destes medicamentos foi possibilitado pela Força Aérea Portuguesa, tendo como primeiro destino o aeroporto de Rzészów, na Polónia. De seguida, serão direcionados, "no âmbito do mecanismo europeu de Proteção Civil", para o hub regional, para serem entregues em território ucraniano.
De acordo com o Infarmed, os "medicamentos foram um dos bens identificados pelas autoridades ucranianas como fazendo falta, após o eclodir da guerra naquele país".
A mesma fonte diz ainda que o "fornecimento destes produtos está a ser seriamente limitado por existirem zonas de conflito em constante mudança, assim como, devido a danos nas infraestruturas e circuitos legais".
Esta é já a sexta doação de medicamentos que Portugal faz à Ucrânia desde o início da guerra no país, que teve início a 24 de fevereiro.
Leia Também: Costa afirma que Portugal é pela negociação e "nunca diz não" na UE