Prepara-se para voltar a guardar os casacos. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um início de semana de sol mais tímido, com alguma descida de temperatura nas regiões Norte e Centro, mas as temperaturas devem começar a subir na quarta-feira e o céu deve abrir para deixar passar o sol.
Para esta segunda-feira, dia 23 de maio, o IPMA aponta para céu muito nublado, "diminuindo gradualmente a nebulosidade a partir da manhã na região Sul e a partir da tarde nas regiões Norte e Centro". Nas serras de Montejunto e Serra da Estrela, está prevista até alguma chuva fraca, que deve passar a aguaceiros durante a tarde.
Quanto às temperaturas, está prevista que esta desça ligeiramente no Norte e Centro do país, enquanto que a temperatura máxima na região Sul regista uma pequena subida - na Grande Lisboa o céu abre mais a partir da tarde e no Grande Porto pode ter chuva fraca até ao final da manhã.
Segundo uma publicação no Facebook, o instituto aponta para esta segunda-feira temperaturas máximas entre os 15ºC e os 30ºC, sendo que estas temperaturas mais elevadas serão registadas a sul do vale do Tejo.
Na terça-feira, 24 de maio, a chuva deixa de aparecer nas previsões do IPMA, mantendo-se no entanto uma "pequena descida de temperatura" e alguma nebulosidade um pouco por todo o país. No Norte e Centro, há a possibilidade de "nevoeiro matinal" em alguns locais da região, nomeadamente no grande Porto, onde o céu estará "geralmente pouco nublado"; já na Grande Lisboa, estão previstos "períodos de céu muito nublado" e algum vento mais forte.
Os dias devem começar a melhorar mais significativamente a partir de quarta-feira, 25 de maio. O IPMA aponta para "céu pouco nublado ou limpo" em todo o território nacional e uma subida da temperatura máxima. O único sinal mais agreste prende-se apenas com o vento, que poderá soprar com alguma força "na faixa costeira ocidental e nas terras altas", podendo chegar aos 40 km/h.
Finalmente, na quinta-feira, dia 23 de maio, com o aproximar do fim de semana, as previsões são ainda curtas e pouco pormenorizadas, mas o instituto está à espera novamente de "céu pouco nublado ou limpo" e uma subida da temperatura no país.
Leia Também: Grupo central dos Açores com aviso amarelo por causa da chuva forte