Doze toneladas de resíduos recolhidas no cortejo da Queima de Coimbra
Os serviços municipais de Coimbra recolheram no domingo 12 toneladas de resíduos provenientes do cortejo da Queima das Fitas, que regressou à cidade após dois anos de interrupção devido à pandemia da covid-19.
© Global Imagens
País Queima das Fitas
"Estes números representam uma redução de 18 toneladas relativamente ao último desfile de estudantes, em maio de 2019, em que foram recolhidas 30 toneladas de resíduos", sublinhou a autarquia, em comunicado.
Uma imensa multidão, com milhares de pessoas, encheu no domingo o percurso da Queima das Fitas de Coimbra, com o desfile de 78 carros alegóricos, entre a Alta e a Baixa da cidade.
Segundo o município de Coimbra, a diminuição da quantidade de resíduos justifica-se "com a disponibilização de mais pontos de recolha de resíduos que facilitaram a separação e ainda com o facto de a Câmara, em articulação com a Comissão Organizadora, ter trabalhado na sensibilização para a redução de desperdício relativo às bebidas nos carros alegóricos".
Este ano, a quantidade de cerveja foi limitada a 1.000 latas por carro alegórico, para evitar os banhos habituais com aquela bebida, embora com um sucesso relativo.
A operação de recolha de lixo e de limpeza das ruas foi desenvolvida imediatamente a seguir à passagem dos 78 carros alegóricos dos estudantes, entre a Alta e a Baixa da cidade, e envolveu 73 operacionais e 22 meios mecânicos da Divisão de Saúde e Ambiente da Câmara Municipal e da empresa SUMA.
Leia Também: Transportes de Coimbra criam circuitos gratuitos nas noites da Queima
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com