A Guarda Nacional Republicana (GNR) recordou, na quinta-feira, no âmbito do Jubileu de Platina da rainha Isabel II, uma visita da monarca a Lisboa, em 1957.
“Decorrem as celebrações do Jubileu de Platina da Rainha Isabel II. Partilhamos consigo imagens do desfile militar, no Terreiro do Paço, aquando da visita da Rainha Isabel II, a Lisboa, no ano de 1957. A Guarda é Tradição e é Futuro”, escreveu na rede social Facebook.
A rainha Isabel visitou Portugal entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 1957, apenas cinco anos após assumir o trono. Além da capital, a monarca visitou ainda o Porto, Setúbal, Alcobaça e Nazaré.
Na quinta-feira, Isabel II, de 96 anos, apareceu na varanda do Palácio de Buckingham, em Londres, no primeiro dia das celebrações dos seus 70 anos de reinado, sendo longamente aplaudida por dezenas de milhares de pessoas que ali se reuniram.
Num primeiro momento, Isabel II foi acompanhada pelo duque de Kent, seu primo e coronel da Guarda Escocesa - um dos regimentos de elite da Guarda Real Britânica -, e saudou os participantes no desfile 'Trooping the Colour'.
Posteriormente, a rainha assistiu a um espetáculo da Royal Air Force, com a participação de mais de 70 aparelhos aéreos, desta vez acompanhada por membros da família real que têm funções oficiais e os seus filhos.
Isabel II é a rainha britânica com maior longevidade e também com o mais longo reinado.
As festividades do Jubileu de Platina da monarca britânica, que nos últimos meses tem exibido uma crescente fragilidade, vão prolongar-se durante quatro dias, até 5 de junho (domingo).
Leia Também: Jubileu: "Desconforto" afasta Isabel II das celebrações de sexta-feira