Surfista em paragem cardiorespiratória salvo por elementos do 'SeaWatch'
Homem de 57 anos ter-se-á sentido mal após sair da água, na praia do Baleal, em Peniche.
© D.R.
País Baleal
Um homem de 57 anos, de nacionalidade italiana, ter-se-á sentido mal após sair da água, entrando em paragem cardiorrespiratória, na praia do Baleal, em Peniche. Foi salvo por elementos do Projeto "SeaWatch", pertencente à Autoridade Marítima Nacional.
De acordo com nota da Autoridade Marítima Nacional (AMN), o alerta foi dado pelas 15h30, através do nadador-salvador que indicava que um homem se encontrava em paragem cardiorrespiratória na praia.
"Foram de imediato ativados para o local elementos do Projeto "SeaWatch" e do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, bem como elementos dos Bombeiros Voluntários Peniche e do INEM", dá conta comunicado da AMN.
O italiano foi inicialmente assistido no areal pelo nadador-salvador. Foram efetuadas manobras de reanimação, com o auxílio de um médico que se encontrava no local, até chegarem os elementos do Projeto "SeaWatch". Estes continuaram as manobras de reanimação, "com recurso a oxigenoterapia e ao Desfibrilhador Automático Externo (DAE), que equipa as viaturas AMAROK".
As tentativas deram fruto e a vítima foi reanimada, sendo posteriormente assistida e estabilizada pelos elementos do INEM.
Os elementos do Projeto "SeaWatch", com recurso à viatura AMAROK, transportaram então o homem para fora da praia onde aguardava uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Peniche.
Foi daí transportado, em estado estável, para uma unidade hospitalar.
O Comando-local da Polícia Marítima de Peniche tomou conta da ocorrência.
Leia Também: Mulher conhece jovem que foi salvo graças ao coração do seu filho
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com