Rui Moreira garante São João em "segurança" e com "muita gente" nas ruas

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, assegurou hoje haver "segurança" para o regresso das festividades do São João e disse contar com a presença de "muita gente nas ruas", dois anos depois da interrupção devido à Covid-19.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
20/06/2022 19:47 ‧ 20/06/2022 por Lusa

País

Porto

"As condições de segurança estão asseguradas, mas dependem, antes de mais, de cada um de nós. Nós não somos substituíveis nas condições de segurança, no resto é uma cidade tranquila, segura. Temos as forças de segurança que vão estar por aí. Não são tão visíveis como noutras cidades, o que quer dizer que somos mais seguros", afirmou o autarca portuense.

Rui Moreira falava à margem da visita aos divertimentos de São João, instalados na Rotunda da Boavista, local onde recebeu dos representantes do Movimento Empresarial dos Itinerantes de Empresas de Diversões e Similares (MEID), da Associação Portuguesa de Empresas de Diversões (APED) e da Associação dos Profissionais Itinerantes Certificados (APIC), um carrossel em miniatura.

Por as festividades, começam na quinta-feira à noite, significarem, na prática, para os portuenses, um fim de semana prolongado, Rui Moreira disse esperar que "venha muita gente" ao Porto.

"Temos tido boas taxas de ocupação na hotelaria, o Primavera Sound foi extraordinário em termos de atração de público e acho que o São João vai ser a continuidade daquilo que nós pretendemos do regresso à normalidade, sendo que ainda não sei muito bem o que é regresso à normalidade que nós queremos", acrescentou.

Afirmando-se "muito contente com a adesão da cidade, com a forma como tudo correu" deixou também elogios à forma como as "três organizações [APED, MEID e APIC] se entenderam".

"O turismo está em grande forma, o São João é para todos, para os que vêm da vizinhança, para os turistas, é para toda a gente", acrescentou o autarca.

Questionado sobre os condicionamentos que as obras no metro poderão causar à população, Rui Moreira desdramatizou e lembrou que, por causa disso, não irá ser feito o habitual grande concerto nos Aliados e que, também por isso, a autarquia procurou "diversificar os pontos de interesse na cidade, também, nas diversões".

"Não podemos construir o metro sem ter obras, é impossível, mas acho que as pessoas são prudentes", defendeu.

Sobre a reunião dos autarcas da Área Metropolitana do Porto com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, para debater o processo de descentralização de competências e onde também estarão presentes a ministra da Saúde, Marta Temido, e o secretário de Estado das Autarquias Locais e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel, o presidente da Câmara do Porto não quis pronunciar-se, bem como sobre a promulgação do Orçamento de Estado pelo Presidente da República.

"Eu hoje estou mais para farturas", respondeu perante a insistência dos jornalistas.

O espaço de diversão na Boavista conta com os habituais carrosséis, carrinhos de choque, matraquilhos, barraquinhas de farturas, de algodão doce, pipocas, pão com chouriço e sardinhas.

Está em funcionamento de segunda a quinta-feira, entre as 12:00 e as 23:00, às sextas-feiras, entre as 12:00 e a 01:00; aos sábados, entre as 10:00 e a 01:00 e aos domingos entre as 10:00 e as 23:00, informa a autarquia.

Ainda no âmbito das zonas de diversão das Festas de São João, há divertimentos instalados na Alameda das Fontainhas, no Jardim do Calem (em Lordelo do Ouro) e na Avenida D. Carlos I (no Passeio Alegre). Todas as zonas estarão em funcionamento até ao dia 03 de julho, acrescenta a nota de imprensa.

Leia Também: J. Marques, ex-diretor e comentador do Porto Canal vão a julgamento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas