Aorta torácica. Cirurgia Cardíaca do CHUC implanta primeira prótese
Região centro tem agora uma nova opção terapêutica para doentes com patologia da aorta torácica.
© CHUC/Divulgação
País CHUC
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou, esta quarta-feira, que o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica e Transplantação de Órgãos Torácicos (CCTOT) daquele hospital realizou, "pela primeira vez", a implantação de uma prótese vascular destinada ao tratamento do arco aórtico e da aorta torácica.
Em comunicado, o CHUC revela que a intervenção cirúrgica foi realizada num doente de 67 anos, "com dissecção crónica da aorta ascendente, arco aórtico e aorta torácica descendente" e que o procedimento foi efetuado em estreita colaboração com o cirurgião cardíaco Juan José Legarra, diretor do serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital Álvaro Cunqueiro, Vigo-Espanha.
O diretor do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica e Transplantação de Órgãos Torácicos do CHUC, David Prieto, explicou que "a intervenção consistiu na implantação da prótese híbrida Evita OPEN-NEO® que permitiu a substituição de toda a aorta ascendente e arco aórtico, bem como remodelagem da aorta torácica descendente".
"O procedimento e o internamento do doente decorreram sem intercorrências com alta clínica ao oitavo dia", acrescentou.
O médico explica que esta esta nova opção terapêutica "tem como objetivo dotar a região Centro da capacidade para o tratamento agudo/crónico das patologias de toda a aorta torácica, tais como aneurismas e dissecções da aorta torácica" .
Após este "importante passo", será criada "uma consulta externa em conjunto com a Cirurgia Vascular do CHUC, para facilitar a referenciação destes doentes de toda a região Centro, os quais eram, até agora, orientados para outra unidade nacional e/ou internacional".
"A abordagem conjunta destas patologias, numa área em que ambas as especialidades se complementam, é uma mais-valia considerável para o tratamento dos doentes", assinalou o médico.
Leia Também: Temido diz que não é possível acabar com recurso a médicos tarefeiros
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com