Sindicato diz que UCI do Santa Maria encerra hoje. Hospital desmente

Hospital diz que está a decorrer "um projeto de reorganização e modernização do Departamento de Pneumologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte", mas o serviço "continuará em atividade na dependência do Serviço de Pneumologia do CHULN".

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
30/06/2022 10:36 ‧ 30/06/2022 por Notícias ao Minuto

País

Doentes respiratórios

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) afirmou, esta quinta-feira, em comunicado enviado às redações, que a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) para doentes respiratórios do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai estar encerrada por "falta de médicos".

De acordo com o comunicado, "não foi possível garantir o número mínimo de médicos de forma a manter o serviço em funcionamento".

O comunicado acusa ainda o hospital de não acautelar a situação por "incapacidade de gestão de recursos humanos" e aponta o dedo ao Conselho de Administração da unidade hospitalar de "gestão danosa" por não ter previsto a situação e o Governo por não ter tomado "medidas que efetivamente garantam um sério investimento no Serviço Nacional de Saúde e as condições de trabalho e remuneratórias para os médicos".

O Notícias ao Minuto contactou o Hospital de Santa Maria que indicou que "está em curso um projeto de reorganização e modernização do Departamento de Pneumologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), no sentido de reforçar as áreas de diferenciação e criar novas áreas em linha com o que de mais moderno se faz nos grandes centros de Pneumologia, sendo nesta altura prematuro falar em decisões finais". 

No entanto, o serviço não será afetado, apontou o Hospital de Santa Maria ao Notícias ao Minuto. "A Unidade de Cuidados Especiais em causa, situada no Hospital de Santa Maria, continuará em atividade na dependência do Serviço de Pneumologia do CHULN", garantiu a unidade acrescentando que este serviço "conta com duas Unidades de Cuidados Especiais".

"É importante sublinhar que a capacidade de resposta a doentes críticos, nomeadamente respiratórios, não sofrerá alterações no CHULN", concluiu.

Leia Também: Sala de partos do Hospital de Santa Maria totalmente ocupada

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas