João Morgado fugiu do fogo que lavrou na freguesia da Boa Vista, em Leiria, e decidiu fazê-lo com uma ovelha aos ombros. A imagem, captada pelo fotojornalista Paulo Cunha, da Lusa, tornou-se viral nas redes sociais e um marco dos incêndios que este ano assolam Portugal.
O jovem, em declarações à CNN Portugal, afirmou que ele não deve ser o protagonista. "Não fui só eu. Foi muita gente aqui envolvida, pessoas de fora que vieram aqui ajudar", asseverou, descrevendo momentos de terror vividos naquela localidade devido às chamas.
João conseguiu salvar todos os animais, mas não descansou. "Há momentos em que estou a tentar olhar para o meio das árvores a ver se não vejo nada que possa vir aqui, chegar ao pé de nós outra vez", vincou.
"Aqui à volta é como se fôssemos todos família", terminou o jovem que (até) foi capa de jornal. Nas redes sociais, a imagem de João com o animal nos ombros foi amplamente divulgada, havendo até quem já defenda que deveria ser a vencedora do prestigiado concurso World Press Photo.
Paulo Cunha / Lusa pic.twitter.com/0uKVERmah7
— Flávio Miguel Silva (@Onssaponathaime) July 12, 2022
Dois incêndios em Vale da Pia e em Barrocal-Sicó, no distrito de Leiria, eram, às 08h30 desta quinta-feira, os que mais preocupavam os bombeiros, podendo nas próximas horas juntarem-se meios aéreos no combate, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Às 08h50, mais de três mil operacionais combatiam 47 incêndios - entre fogos em curso, resolução e conclusão - em Portugal continental, com o auxílio de 1032 veículos e 20 meios aéreos.
Leia Também: AO MINUTO: Hoje será "dia mais grave", diz Costa; Contingência prolongada