Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Mais de metade do concelho [Murça] já ardeu. Não sabemos onde vai parar"

Presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes, disse ver "colunas de fumo por todo o lado" e acrescentou que ponto de situação é "dramático".

"Mais de metade do concelho [Murça] já ardeu. Não sabemos onde vai parar"
Notícias ao Minuto

21:33 - 18/07/22 por Marta Ferreira com Lusa

País Murça

O presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes, disse esta noite à RTP3 que "mais de metade do concelho [Murça] já ardeu".

"Vejo colunas de fumo por todo o lado", indicou, acrescentando que o ponto de situação é "dramático" e que "não sabemos onde isto vai parar".

O autarca adiantou que já há algumas aldeias evacuadas, mas há outras que também o deverão ser por uma "questão de cautela, saúde e garantia da vida". 

Mário Artur Lopes, em declarações aos jornalistas, disse que os populares retirados são maiormente idosos.

O autarca indicou que terão sido retirados cerca de 300 populares de várias aldeias do concelho por precaução devido ao incêndio que deflagrou no domingo, em Cortinhas.

As aldeias em causa são Valongo de Milhais, Ribeirinha, Penabeice, Mascanho, Paredes e Vale de Égua.

Os populares estão a ser transportados para o pavilhão desportivo de Murça e para a residência de estudantes, localizados naquela vila do distrito de Vila Real.

Junto ao pavilhão desportivo, onde está também instalado o posto de comando deste incêndio, a agência Lusa observou que os populares chegaram em viaturas da GNR, em ambulância da Cruz Vermelha, em carrinhas da escola profissional e ainda outras viaturas.

As pessoas foram retiradas das aldeias ameaçadas pelo incêndio que atingiu também o concelho vizinho de Vila Pouca de Aguiar e que lavra em zona de pinhal e mato desde domingo, rodeando várias aldeias.

Esta tarde, um casal de idosos foi encontrado morto, após um acidente que ocorreu numa zona ardida e que está a ser investigado pela GNR.

Para este incêndio estão mobilizados 257 operacionais e 87 viaturas. Em Vila Pouca de Aguiar estão 219 operacionais e 67 viaturas.

Leia Também: Populares retirados de aldeias por precaução em Murça, diz autarca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório