A Polícia Judiciária (PJ) revelou, esta quinta-feira, que, em colaboração com as polícias da Croácia, Itália, Montenegro, Países Baixos, Sérvia, Eslovénia e Espanha, desmantelou uma “poderosa organização criminosa” que se dedicava à “introdução de grandes quantidades de cocaína” na Europa.
Em comunicado, enviado às redações, a PJ revelou que a investigação “durou vários anos”. A organização era constituída “essencialmente por cidadãos montenegrinos” e recorria a embarcações de recreio do tipo veleiro para introduzir o produto estupefaciente no continente europeu.
A operação, que teve também o apoio da Europol, teve início após a interceção e apreensão, nos Açores, de dois veleiros da organização e que, em conjunto, transportavam 1.440 quilogramas de cocaína. Na altura, foram também detidas sete pessoas, todas de nacionalidade estrangeira.
“No âmbito das investigações desenvolvidas em vários países visando esta organização criminosa foram apreendidas mais de seis toneladas de cocaína”, acrescentou.
Na nota, a PJ frisou ainda que a operação “demonstra claramente que só com recurso à cooperação internacional é possível combater eficazmente o fenómeno tráfico de drogas, que constitui uma séria ameaça para a generalidade dos países”.
[Notícia atualizada às 16h55]
Leia Também: Detido casal suspeito de tráfico de droga no concelho de Lagoa