Dois incêndios ativos estão, esta quinta-feira, dia 4 de agosto, a mobilizar perto de 200 bombeiros ajudados por seis meios aéreos.
O que mais meios tem envolvidos lavra em Paredes, Porto, e conta com 108 operacionais apoiados por 23 veículos e três meios aéreos. O alerta para este fogo foi dado pelas 14h33.
O outro incêndio localiza-se em Fafe, Braga e começou de manhã. O alerta foi dado pelas 10h19 e estão no terreno 72 bombeiros apoiados por 16 carros e três meios aéreos.
De acordo com o IPMA, estão em risco máximo de incêndio quase 80 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Braga, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Portalegre e três concelhos do distrito de Faro (Loulé, São Brás de Alportel e Tavira).
Em risco muito elevado de incêndio estão cerca de 50 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro e em risco elevado mais de 60 municípios de Norte a Sul do país, muitos deles no litoral.
O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Leia Também: Detidos homem e mulher suspeitos de fogos em Guimarães e Póvoa de Lanhoso