Idoso detido por incêndio em Braga durante estado de Contingência
Fogo "evoluiu rapidamente, colocando em perigo instalações industriais de empresas, de habitações e as manchas florestais situadas nas proximidades".
© Global Imagens
País Incêndios
Um homem de 71 anos foi detido, esta terça-feira, pela Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, fora de flagrante delito, por ser suspeito da autoria de um incêndio florestal, ocorrido durante a tarde de 15 de julho, na freguesia de Gondizalves.
Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a PJ explica que as "diligências realizadas permitiram a recolha de um sólido acervo probatório, que permitiu a identificação, localização e detenção do suspeito", presumindo-se que este terá atuado "com recurso a chama direta".
No dia em que ocorreu o incêndio, acrescenta-se, "Portugal encontrava-se em estado de Contingência devido ao risco máximo de incêndios, com temperaturas a rondar os 40 graus centígrados."
Assim, e face às condições atmosféricas registadas - "em que se conjugavam altas temperaturas com um grau de humidade baixo, aliado à disponibilidade de combustível" - o incêndio "evoluiu rapidamente, colocando em perigo instalações industriais de empresas, de habitações e as manchas florestais situadas nas proximidades".
O fogo "só não atingiu outras proporções devido à pronta deteção" e à "eficaz intervenção dos Bombeiros Voluntários e Bombeiros Sapadores de Braga, auxiliados por um meio aéreo".
O detido vai ser presente às autoridades judiciárias competentes.
Leia Também: "As casas que salvaram também são vossas". O tocante louvor aos bombeiros
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com