O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou ao homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, uma "carta de felicitações" por ocasião das comemorações do Dia Nacional da Ucrânia, informa uma nota publicada no site da Presidência da República.
Com o envio deste documento, o chefe de Estado português terá querido marcar a "celebração do 31.º aniversário da independência da Ucrânia".
Em causa está uma carta que terá sido entregue pessoalmente pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, a Volodymyr Zelensky, que chegou esta quarta-feira à Ucrânia para uma visita surpresa.
Nessa carta, Marcelo Rebelo de Sousa "salientou a importância de se continuar a pugnar pelo diálogo e pelo multilateralismo enquanto veículos fundamentais para a paz e segurança internacionais". E sublinhou, ainda, a "relevância da Ucrânia perseverar nas suas redobradas legítimas aspirações europeias".
Por essa via, o chefe de Estado português reafirmou ainda o "seu empenho, bem como o de todos os portugueses, no estreitamento dos laços bilaterais de amizade e de cooperação que unem os dois países".
Anteriormente, também o primeiro-ministro português, António Costa, tinha congratulado a Ucrânia pelo Dia da Independência nacional. "Os meus parabéns à Ucrânia e aos ucranianos nestas celebrações do seu Dia da Independência", escreveu na rede social Twitter, no âmbito daquela que disse ser "uma data, este ano, especial afirmando a coragem e resistência dessa nação".
Os meus parabéns à Ucrânia e aos ucranianos nestas celebrações do seu Dia da Independência. Uma data, este ano, especial afirmando a coragem e a resistência dessa nação. A Comunidade Internacional não pode esquecer a #Ucrânia. #Portugal permanece ao vosso lado.
— António Costa (@antoniocostapm) August 24, 2022
O mesmo foi feito pelo Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, que reiterou a solidariedade com a luta da Ucrânia "em defesa da independência e da integridade territorial".
No seu Dia da Independência Nacional, saúdo o povo e o Parlamento ucraniano. Reafirmo a nossa solidariedade com a luta da #Ucrânia em defesa da independência e da integridade territorial.
— Augusto Santos Silva (@ASantosSilvaPAR) August 24, 2022
De recordar que se celebra, esta quarta-feira, o 31.º aniversário da independência da Ucrânia, no mesmo dia em que são marcados seis meses desde o início da invasão russa.
A propósito deste marco, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, fez uma viagem até território ucraniano para reunir com o chefe de Estado do país e com o chefe da diplomacia ucraniana.
[Notícia atualizada às 14h22]
Leia Também: Bombeiros transmitem a Marcelo preocupações com sustentabilidade do setor