Shrek. O cão polícia que faz frente à doença e que salvou vida a agente
No dia em que se assinala o Dia Mundial do Cão, a PSP deu a conhecer Shrek.
© PSP Divulgação
País PSP
Chama-se Shrek e este cão, que já passou por grandes dificuldades, é um exemplo de perseverança que a Polícia de Segurança Pública (PSP) tem a sorte de ter ao seu serviço.
Foi através das redes sociais, que o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP deu a conhecer a história deste animal para assinalar o Dia Mundial do Cão, que se celebra esta sexta-feira, 26 de agosto.
Shrek, que sofre de uma doença crónica, foi acolhido pela Divisão Policial de Loures em 2010, numa altura em que se encontrava muito “debilitado”.
“O Shrek padece de uma doença crónica, denominada insuficiência pancreática exócrina (IPE), que lhe causa graves problemas digestivos. Quando foi acolhido, encontrava-se de tal forma debilitado que a perda de peso associada à doença quase lhe custou a vida”, conta a força de segurança.
Ainda assim, Shrek acabou por ser ambientar ao local e às pessoas e, em 2011, fez mesmo a diferença quando um polícia sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
“O Shrek ambientou-se tão familiarmente ao local e às pessoas que o acolheram que retribuiu todo esse carinho de uma forma solidária, alertando os colegas quando um Polícia sofreu um AVC, durante o serviço, no período noturno, em abril de 2011. O Polícia encontrava-se no exterior e terá caído inanimado entre as viaturas policiais que se encontravam parqueadas”, recorda.
“O Shrek deu o alerta latindo, possibilitando assim o socorro em tempo útil”, nota a PSP.
Atualmente, este cão polícia é responsável pela segurança das viaturas policiais: “O Shrek encontra-se permanentemente em serviço”.
Leia Também: Filme de 'BioShock' da Netflix já tem realizador e argumentista
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com