Vai comprar material escolar? Atenção a estas dicas do Portal da Queixa
O que comprar, marcas, preços e o que fazer em caso de algum erro são os três pontos mais importantes de toda a logística.
© iStock
País Material escolar
Todos os anos a mesma saga. Se a compra do material escolar é para os mais pequenos o momento de ansiedade e expectativa, para os pais pode, muitas vezes, ser uma dor de cabeça.
O que comprar, marcas, preços e o que fazer em caso de algum erro são os três pontos mais importantes de toda a logística. Como tal, o Portal da Queixa emite uma pequena nota com as dicas para o ajudar nesta fase.
O primeiro ponto é a lista de material. "A primeira coisa a fazer é uma lista de todo o material necessário. Tal é fundamental para não se esquecer de nada, mas também para calcular gastos (sobretudo em tempos marcados pela inflação dos preços) e definir prioridades do que é realmente necessário e do que se pode prescindir ou comprar mais tarde", aconselha o portal ao consumidor.
Segue-se o passo dois: Pesquisar antes de comprar. "Antes de tomar qualquer decisão, pesquise! Sobre marcas de venda de material escolar, em que locais – online e espaços físicos – pode adquirir o mesmo e, sobretudo, sobre a experiência de outros consumidores. É seguro comprar online ou é melhor optar pelo espaço físico? Chegará a tempo? Onde posso comprar? Qual é a relação qualidade-preço do material que quero? Vale mais optar por artigos mais baratos ou investir em marcas de confiança e que prestem apoio caso exista alguma falha logística?", começa por apontar.
Na categoria Escritório, Marketing e Publicidade do Portal da Queixa, pesquise 'Material de escritório e consumíveis' para perceber que marcas têm um maior Índice de Satisfação. Este índice é medido com base na avaliação dos consumidores.
Por último, saiba o que fazer em caso de falha. "O material escolar é dispendioso e necessário. Não pode faltar no primeiro dia de aulas e, também, não é expectável que se sinta enganado se existir alguma falha ou problema. Por isso, validar se existe um bom serviço de apoio ao consumidor é absolutamente fundamental", explica o Portal acrescentando que a note! é um exemplo de apoio prestado ao cliente quando surge algum problema.
O novo ano letivo no ensino básico e secundário arranca na próxima semana para cerca de um milhão de alunos.
Leia Também: Escolas já têm novas regras para contratar professores para dar aulas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com