Angola. Santos Silva saúda "deputados eleitos para a Assembleia Nacional"
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa também já reagiram à confirmação dos resultados das eleições gerais em Angola.
© Getty Images
País Angola
O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, já reagiu à oficialização da conclusão do processo eleitoral em Angola, após o Tribunal Constitucional de Angola ter emitido, na quinta-feira, um acórdão que validou os resultados eleitorais que dão vitória ao MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e confirmou a reeleição de João Lourenço.
"Saúdo todas e todos os deputados eleitos para a Assembleia Nacional de Angola, com a qual a Assembleia da República tem um importante programa de cooperação", começou por escrever Augusto Santos Silva na rede social Twitter.
Pela mesma via, o Presidente da Assembleia da República desejou ainda um "bom trabalho" a "todos os deputados e grupos políticos" para a próxima legislatura.
Saúdo todas e todos os deputados eleitos para a Assembleia Nacional de #Angola, com a qual a Assembleia da República tem um importante programa de cooperação. A todos os deputados e grupos políticos desejo um bom trabalho.
— Augusto Santos Silva (@ASantosSilvaPAR) September 9, 2022
Também esta tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tinha já dado conta, através de uma nota publicada no site da Presidência da República, de que "enviou uma carta ao presidente João Lourenço, felicitando-o pela reeleição".
O chefe de Estado português saudou ainda "pelos resultados obtidos, o principal candidato opositor", e deixou um "voto de que a vida política angolana se continue a desenvolver em clima de liberdade, de pluralismo e de tolerância", pode ler-se na mesma nota.
António Costa, o primeiro-ministro de Portugal, tomou também uma postura semelhante. No Twitter, escreveu: "Concluído o processo eleitoral em Angola, felicito o Presidente João Lourenço pela sua reeleição".
O líder do executivo socialista deixou ainda uma saudação a "todos os partidos e candidatos que participaram neste ato eleitoral, assim como o povo angolano, pela demonstração de enorme maturidade cívica e política".
Concluído o processo eleitoral em Angola, felicito o Presidente João Lourenço pela sua reeleição. Saúdo também todos os partidos e candidatos que participaram neste ato eleitoral, assim como o povo angolano, pela demonstração de enorme maturidade cívica e política.
— António Costa (@antoniocostapm) September 9, 2022
De recordar que a Comissão Nacional Eleitoral viria a proclamar, na semana passada, o MPLA e o seu candidato, o presidente cessante João Lourenço, como vencedores das eleições gerais de 24 de agosto, após terem angariado 51,17% dos votos. Seguiu-se o UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola), liderado por Adalberto da Costa Júnior, que ficaria com 43,95%.
Os resultados viriam a ser contestados pelo segundo partido mais votado, juntamente com o Bloco Democrático (BD), que interpuseram um recurso no Tribunal Constitucional angolano, apontando alegadas "irregularidades no processo" eleitoral.
Na quinta-feira, a referida entidade judicial viria a validar os resultados das eleições gerais anteriormente anunciados pela Comissão Nacional Eleitoral, oficializando assim a vitória do MPLA.
Segundo a informação veiculada pela Presidência angolana, a tomada de posse de João Lourenço está marcada para dia 15 de setembro.
Leia Também: Presidente angolano destaca "firmeza" da rainha Isabel II
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com