O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou, esta quarta-feira, o facto de Paula Peneda, comandante do Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública (PSP), se ter tornado na primeira mulher a assumir o cargo de superintendente-chefe da força de segurança.
"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa assinala a nomeação na categoria de Superintendente-Chefe da Superintendente Paula Cristina da Graça Peneda, a patente mais elevada da carreira", lê-se numa nota divulgada no site da Presidência.
"Trata-se da primeira mulher a atingir este patamar da carreira na Polícia de Segurança Pública (PSP), facto que se reveste de assinalável importância, passados que são 32 anos depois das duas primeiras mulheres terem ingressado no quadro de Oficiais de PSP e nas quais se inclui a até agora Superintendente Paula Peneda", acrescenta.
Sublinhe-se que Paula Peneda foi também a primeira mulher a ser nomeada para o cargo de comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, que assumiu em 2020.
Leia Também: "Verdadeiro exemplo". PSP nomeia primeira mulher superintendente-chefe