Gomes Cravinho e Blinken discutem "consequências da guerra na Ucrânia"
Reunião foi o primeiro encontro bilateral entre os chefes da diplomacia de Portugal e dos Estados Unidos da América.
© Twitter/Ministério dos Negócios Estrangeiros
País MNE
O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, encontrou-se, esta quinta-feira, com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken. A reunião, que decorreu em Washington, foi o primeiro encontro bilateral entre os chefes da diplomacia de Portugal e dos Estados Unidos da América.
Na rede social Twitter, o Ministério dos Negócios Estrangeiros publicou imagens do encontro e destacou que, “em tempos difíceis para a política externa, Portugal e os EUA constroem pontes para enfrentar as consequências da guerra na Ucrânia e colaboram em prioridades comuns, incluindo África, América Latina e o [oceano] Atlântico”.
O ministro destacou ainda que a ocasião serviu para “reiterar a importância das relações bilaterais, bem como Portugal como país atlantista, membro fundador na NATO e um tradicional aliado dos EUA”.
At challenging times for foreign policy, meeting between MFA @JoaoCravinho and Secretary @SecBlinken Portugal and US build bridges to face the consequences of the war in Ukraine, and collaborate on shared priorities including Africa, Latin America and the Atlantic.
— Negócios Estrangeiros PT (@nestrangeiro_pt) September 15, 2022
🇵🇹🤝🇺🇸 pic.twitter.com/4VtfzbAQnj
Além de Blinken, Gomes Cravinho reuniu-se também com o conselheiro do Presidente dos EUA para a Segurança Nacional, Jake Sullivan, com membros do Congresso luso-descendentes e com a comunidade portuguesa em Washington.
Sobre a reunião com Jake Sullivan, o ministro considerou que foi “uma oportunidade para relembrar o apoio de Portugal à Ucrânia e a importância do relacionamento transatlântico”.
Segundo anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros no início da semana, João Gomes Cravinho irá permanecer na capital norte-americana até sexta-feira.
Leia Também: Isabel II. Gomes Cravinho afirma que se "perdeu uma amiga de Portugal"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com