É sob o mote da Operação ‘Campo Seguro’ que a Guarda Nacional Republicana (GNR) procura prevenir tanto acidentes com tratores, como burlas. Nessa linha, a força de segurança deixou alguns conselhos a seguir, destinados a quem utiliza este tipo de transporte diariamente.
“Continuamos a realizar um conjunto alargado de ações de sensibilização, no âmbito da prevenção de acidentes com tratores e prevenção de burlas. Se tem familiares ou amigos que fazem uso deste tipo de transporte no seu dia a dia, sensibilize-os!”, apelou a entidade, na sua página da rede social Facebook.
Siga estas dicas para uma condução segura:
- Em caso de capotamento, as estruturas de proteção como o arco de ‘Santo António’ podem evitar a morte do condutor ou reduzir a gravidade dos ferimentos;
- Garanta a manutenção do veículo. O mau funcionamento ou a falta de limpeza podem causar acidentes;
- Utilize o cinto e demais dispositivos de segurança com que os veículos vêm equipados;
- Utilize os acessórios de iluminação e sinalização de acordo com a lei;
- Respeite os limites do trator. Não sobrecarregue nem transporte passageiros ‘à pendura’. É proibido e perigoso;
- Não se esqueça da formação obrigatória para a condução de tratores agrícolas.
O organismo recordou ainda que, a partir de 1 de agosto de 2022, “os condutores habilitados para as categorias B que pretendam conduzir veículos agrícolas do tipo II e os condutores habilitados para as categorias C e D que pretendam conduzir veículos agrícolas do tipo III têm que ter frequentado com aproveitamento a ação de formação COTS (Conduzir e Operar com o Trator em Segurança) ou da equivalente UFCD (Unidade de Formação de Curta Duração), reconhecida nos termos do artigo 5.º do Despacho n.º 3232/2017, de 18 de abril”.
Por sua vez, os titulares da carta de condução com as categorias T1, T2 e T3 não necessitam de frequentar esta ação de formação.
Leia Também: Despiste de trator provoca um morto em Figueira de Castelo Rodrigo