Dia de Combate à Poliomielite. Quando houve o último caso em Portugal?
As crianças devem ser inoculadas contra a doença aos 2, 4, 6 e 18 meses e aos 5 anos.
© Reuters
País Poliomielite
Esta segunda-feira, dia 24 de outubro, marca-se o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. Esta trata-se, recorda a Direção-Geral da Saúde (DGS) nas redes sociais, de "uma doença infeciosa que afeta, sobretudo, crianças com menos de 5 anos".
A DGS sublinha que "a vacinação é melhor forma de prevenção", recordando que "o último caso de Poliomielite em Portugal foi registado em 1986". Vinte e um anos antes, em 1965, a vacina foi introduzida no Programa Nacional de Vacinação.
E. no nosso país, segundo dados da entidade, a cobertura vacinal contra a Poliomielite situa-se nos 99% até aos 12 meses e nos 95% nas crianças até aos seis anos de idade.
As crianças devem ser inoculadas contra a doença aos 2, 4, 6 e 18 meses e aos 5 anos.
O último caso de poliomielite em Portugal foi registado em 1986. No Dia Mundial de Combate à Poliomielite, uma doença infeciosa que afeta, sobretudo, crianças com menos de 5 anos, a DGS recorda que a vacinação é melhor forma de prevenção. Vacine as crianças! #DGS #WorldPolioDay pic.twitter.com/tz3d7SRbRD
— DGS (@DGSaude) October 24, 2022
Ainda sobre este tema, também o Serviço Nacional de Saúde (SNS) se socorreu do Twitter para chamar a atenção para a necessidade de vacinar as crianças contra a Polio.
"A Organização Mundial da Saúde relembra que o esforço global para a eliminação da Poliomielite deve continuar. Erradicar esta doença que só pode ser prevenida com a vacinação, é uma das maiores campanhas de saúde pública do mundo", pode ler-se.
A Organização Mundial da Saúde relembra que o esforço global para a eliminação da Poliomielite deve continuar. Erradicar esta doença que só pode ser prevenida com a vacinação, é uma das maiores campanhas de saúde pública do mundo. https://t.co/XBljHM0sww #Saúde #Poliomielite pic.twitter.com/lWfpHZdQzh
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) October 24, 2022
De recordar que, no passado dia 18, a Iniciativa Global para a Erradicação da Poliomielite (GPEI, na sigla em inglês), recebeu compromissos de financiamento de 2,6 mil milhões de euros, foi anunciado em Berlim, no final dos trabalhos da Cimeira Mundial da Saúde.
O GPEI é uma parceria público-privada cujo objetivo é erradicar definitivamente até 2026 a Poliomielite, doença para a qual, apesar de existir uma vacina, continua a ser endémica no Afeganistão e Paquistão.
Leia Também: Parceria para erradicação da pólio recebe compromissos de 2,6 mil milhões
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com