A perseguição de uma embarcação da Guarda Nacional Republicana (GNR) a uma lancha que continha haxixe terminou, esta madrugada, na colisão dos dois barcos envolvidos e na detenção de quatro homens - com idades compreendidas entre os 20 e os 32 anos.
A situação ocorreu pelas 4h50, no Rio Guadiana, nas Laranjeiras, no concelho de Alcoutim, e foi ainda possível à autoridade apreender "mais de 90 fardos de haxixe", uma "quantidade em atualização".
"Após partilha de informação com a Guardia Civil, foi detetada uma embarcação de alta velocidade (EAV), com 12 metros e três motores de alta potência, a subir o Rio Guadiana, carregada com produto estupefaciente", indica a GNR num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, onde se acrescenta que "foi, de imediato, ativada uma Equipa Marítima do Sub Destacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António, que procurou efetuar a abordagem à embarcação suspeita."
Ao ser dada ordem de paragem, esta "procurou encetar a fuga tendo, com essa manobra, colidido com a embarcação da GNR". Os quatro tripulantes a bordo "ficaram feridos", sendo que um dos agora detidos se "encontra em estado grave, tendo sido transportado para o Hospital de Faro".
De acordo com a informação disponibilizada no site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, foram mobilizados para o local do acidente 18 elementos e sete viaturas.
Os factos vão ser comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Real de Santo António.
[Notícia atualizada às 10h26]
Leia Também: Colisão de embarcações no Guadiana provoca quatro feridos, um deles grave