Meteorologia

  • 12 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Torres Vedras: Urgência pediátrica vai sofrer constrangimentos

Doentes graves serão encaminhados para as Caldas da Rainha. Em causa está o período entre as 09h00 de 1 de novembro e as 09h00 de 2 de novembro.

Torres Vedras: Urgência pediátrica vai sofrer constrangimentos
Notícias ao Minuto

23:26 - 31/10/22 por Notícias ao Minuto

País Saúde

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) deu conta, na noite desta segunda-feira, que "não dispõe de recursos humanos suficientes" na urgência Pediátrica do Hospital de Torres Vedras para o "preenchimento da escala respetiva entre as 09h00 de 1 de novembro e as 09h00 horas de 2 de novembro", recomendando aos utentes que não se desloquem ao serviço neste período. Os doentes graves serão encaminhados para as Caldas da Rainha.

Num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o  CHO recomenda aos utentes que não se desloquem à Urgência Pediátrica da Unidade de Torres Vedras neste período, "sem contacto prévio com a Linha SNS 24 – 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação".

"Foi solicitado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) o encaminhamento de todas as situações graves e politraumatizados para a Unidade de Caldas da Rainha, outra unidade que faz parte deste Centro Hospitalar", lê-se.

Este procedimento, "utilizado há anos na gestão da procura pelo SNS, salvaguarda o atendimento com celeridade de doentes com situação clínica complexa ou exigente, assegurando que são encaminhados para outras unidades da Região, as quais assegurarão a resposta e o funcionamento em rede".

O CHO aconselha ainda aos utentes que, nos dias úteis, recorram aos cuidados de saúde primários, dirigindo-se ao seu centro de saúde para serem assistidos pelo seu médico de família, ou pelo seu médico assistente. "Caso seja necessário o recurso em dias não úteis, encontra-se em funcionamento o SAP de Mafra", lê-se.

O Conselho de Administração do CHO assegura que "continua a envidar todos os esforços para contratar recursos humanos para assegurar o normal funcionamento dos vários Serviços deste Centro Hospitalar" e agradece aos profissionais da instituição o "profissionalismo, o empenho, a dedicação e o esforço adicional na prestação de cuidados de saúde à população".

Na mesma nota, apela "à compreensão dos utentes, lamentando, desde já, os constrangimentos que, apesar de todos os meios disponibilizados, não foi possível ultrapassar".

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, numa área que abrange 292.5346 habitantes.

Leia Também: 'Aqui' as latas e embalagens de plástico valem descontos nos transportes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório