"Incrível hospitalidade". Zelenska visita centro de refugiados em Cascais
"As condições aqui são modestas, mas há tudo o que é necessário", destacou a primeira-dama ucraniana.
© Olena Zelenska/Instagram
País Guerra na Ucrânia
A primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, agradeceu, esta quarta-feira, o apoio dado por Portugal, especialmente por Cascais, aos refugiados ucranianos, na sequência da invasão russa da Ucrânia, iniciada em fevereiro.
A mulher de Volodymyr Zelensky, que ontem discursou no primeiro dia da WebSummit, visitou um centro de refugiados em Cascais, onde os primeiros deslocados da Ucrânia “em estado de choque receberam um acolhimento caloroso e atencioso”, revelou nas suas redes sociais.
“As condições aqui são modestas, mas há tudo o que é necessário. Os deslocados ucranianos podem permanecer no centro até que seja encontrado alojamento permanente para eles”, explicou Zelenska, agradecendo à organização SOS Ucrânia e ao autarca de Cascais, Carlos Carreiras, pela sua “incrível hospitalidade”.
Em Cascais, a segunda cidade portuguesa com mais refugiados ucranianos registados, os deslocados recebem “apoio jurídico gratuito, cursos de línguas, acesso à educação, cuidados de saúde e assistência de emprego”.
View this post on Instagram
“Além disso, depois dos crimes russos em Bucha e Irpin, Cascais quis tornar-se uma cidade-irmã destas cidades. E esta irmandade é confirmada todos os dias, porque os verdadeiros irmãos podem ser vistos a partir das suas ações. Obrigada, Cascais, obrigada, Portugal!”, terminou.
Olena Zelenska viajou ontem até Lisboa para ser oradora de abertura da Web Summit. No seu discurso, destacou o papel da tecnologia na invasão russa da Ucrânia e enfatizou o poder da tecnologia em manter as pessoas seguras.
Leia Também: Em Lisboa, Zelenska acusa Rússia de pôr tecnologia "ao serviço do terror"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com