O aquecimento global e a necessidade de 'tomarmos conta' do nosso planeta é uma preocupação cada vez mais presente na vida das famílias portuguesas. Partindo deste ponto, importa saber: que quantidade de gases com efeito de estufa são responsabilidade das famílias portuguesas?
"As atividades das famílias geraram 15% dos gases com efeito de estufa", indica o site Pordata.
Mas, no nosso país, "quanto dióxido de carbono e outros gases causadores do aquecimento global são emitidos pelas famílias e empresas, em toneladas equivalentes de dióxido de carbono?" Para responder a esta questão, o site de estatísticas sobre Portugal e a Europa, pertencente à Fundação Francisco Manuel dos Santos, elaborou um quadro onde é possível ver os valores desde 1995.
Neste ano, foram emitidos um total de 69.054,3 toneladas, sendo 59.765,7 referentes a atividades económicas e 9.288,6 às famílias. Os dados mais recentes, de 2020, mostram a emissão de 59.437,4 toneladas - 49.588,1 das atividades e 9.849,3 das famílias.
Dados sobre emissões de gases com efeitos de estufa - desde 1995© Pordata
Pode aceder aqui aos dados referentes aos outros anos.
De recordar que os últimos dados das Nações Unidas indicam que, em 2021, as emissões de dióxido de carbono atingiram novos recordes e dados preliminares indicam a mesma tendência para 2022, um ano marcado pela guerra na Ucrânia e por uma crise alimentar, energética e inflacionista mundial.
No nosso país, quanto dióxido de carbono e outros gases causadores do aquecimento global são emitidos pelas famílias e empresas, em toneladas equivalentes de dióxido de carbono?
— PORDATA (@PORDATA) November 2, 2022
Leia Também: COP27. 30 anos que não baixaram emissões de gases com efeito de estufa